A Guerra das Redes Sociais – Como anda a concorrência entre as mídias sociais no Brasil – Gizelle Gelinsky
A Guerra das Redes Sociais – Como anda a concorrência entre as mídias sociais no Brasil

A Guerra das Redes Sociais – Como anda a concorrência entre as mídias sociais no Brasil

A Guerra das Redes Sociais – Como anda a concorrência entre as mídias sociais no Brasil
Fonte: Por: Olimpio Araujo Junior – www.gestordemarketing.com

“Analisando os dados de buscas feitas no Google com os termos: facebook, Twitter, Linkedin, Google Plus (os resultados com “Google+” foram ainda mais baixos), e Orkut, podemos observar o que eu já acompanho no dia a dia em relação a estas mídias.

O facebook é lider absoluto em interesse pelos usuários no Brasil, em segundo lugar, ainda temos o Orkut, em terceiro lugar temos o Twitter, seguido por linkedin e por último lugar o Google+.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:

O Orkut, que muitos desavisados acreditam já estar morto, ainda é a segunda rede social em acessos, apesar de infinitamente abaixo do facebook, mas quem atua na área, principalmente com produtos e serviços voltados para as classes C e D, sabe que o Orkut ainda é uma importante ferramenta se usada para o público correto.

O Google+ ou Google Plus, apesar de muitos defensores usarem pesquisas norte americanas que mostram o mesmo com mais usuários do que o Twitter no mundo, no Brasil ainda não decolou, e pelo que tenho acompanhado em notícias, está perdendo usuários em nosso país. A partir de dados que acompanho desde o lançamento desta rede social, tanto em meus sites como nos de alunos e clientes de consultoria, posso afirmar que o Google+ é quase irrelevante para a maioria das empresas. No meu caso, ele não chega a 1% do resultado que tenho com o facebook, tanto em acessos como em conversão de vendas.

O Twitter é com certeza a segunda rede mais importante do Brasil, mesmo que na pesquisa acima apareça abaixo do Orkut. O problema do Twitter é o tempo de vida das postagens, que é cada vez mais curto, e o tempo que as pessoas ficam conectadas lendo as mensagens que recebem também. Por isso para ter um resultado razoável é necessário uma automatização das postagens com intervalos mais curtos de tempo e com muito conteúdo disponível para evitar a repetição, para assim garantir mais acessos e melhorar a possibilidade de conversão.

O Linkedin é uma das redes que mais crescem, o problema é que é uma rede de nicho, onde as pessoas se cadastram por objetivos profissionais, e ao contrário de redes como o twitter e o facebook, onde as pessoas podem ficar conectadas durante um longo período interagindo com seus “amigos”, no linkedin, a maioria dos usuários criam seu perfil e só voltam quando precisam atualiza-lo. Uma pequena parcela de usuários utilizam realmente o linkedin para “socialização”.

O facebook é sem dúvida a principal rede social da atualidade, no Brasil e no mundo. Tanto em termos de acessos, tempo de permanência dos usuários, uso de aplicativos, conversão de vendas e muitos outras variáveis, o facebook é imbatível, e aposto que nos próximos anos não existirá outra rede social com condições de enfrentar este gigante. Se eu tivesse que apostar todos meus recursos em uma única rede, com certeza seria esta”.

Então, vamos trabalhar sua marca nestas redes?
Fale comigo, terei o maior prazer em vestir sua camisa!

Gizelle C. P. Gelinsky
Assessoria em Comunicação
SC 01065 JP
Phone….: +55 47 8409-2658
www.gizellegelinsky.com.br
E-mail…..: contato@gizellegelinsky.com.br
Skype….: sp_giza
MSN……: gizellegelinsky@hotmail.com
Fanpage..: facebook.com/gizellegelinskyassessoriaemcomunicacao
Twitter..:@gizellegelinsky
————————————————–
Itajaí/SC – Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *