Comunicação é forte aliada estratégica – Gizelle Gelinsky
Comunicação é forte aliada estratégica

Comunicação é forte aliada estratégica

Comunicação é forte aliada estratégica
Trata-se de poderoso meio para deixar pouco espaço aos boatos e às ondas de pessimismo.
Fonte: Felipe Queen DCI-SP 27/01/2015.

“Ano novo, novos planos e metas. Ter uma comunicação eficiente será vital no cumprimento da agenda de qualquer empresa neste ano de 2015.
O momento exige discurso claro, argumentos bem fundamentados, transparência na relação com interlocutores externos e internos. Inúmeros consultores e pesquisas confirmam que quanto maior a efetividade da comunicação de uma organização, melhor a sua reputação no mercado e mais ampla a sua capacidade de sobreviver em tempos bicudos.
Na era da comunicação convergente, com multiplicidade de meios e públicos interagindo com a organização, as empresas se deparam com um sentimento de urgência. Este universo tornou-se complexo e confuso. A velocidade tem seu valor, mas o conteúdo e o bom senso também.
Estudo divulgado recentemente pelo Grupo RBS, de nome The Communication (R) Evolution, apontou os principais impactos da comunicação na vida de líderes, colaboradores e público em geral nesses novos tempos. Ser verdadeiro no discurso, de forma que suas atitudes sejam coerentes com sua mensagem, é uma delas. Mesmo quando um projeto está em andamento, contar suas etapas e objetivos ajuda a manter as pessoas motivadas e a não perder o timing da informação. Outro ponto levantado na pesquisa diz respeito à questão de ser útil. Assumir o compromisso de ser um agente social, ético e cidadão que aceita compartilhar seus feitos com o outro. O fato é que a comunicação é estratégica e um atributo que precisa ser lapidado pelas organizações permanentemente. Ela é uma ferramenta essencial para se construir um alinhamento de discurso. Bem coordenada, a comunicação dissemina ideias e objetivos, atua na construção de vínculo e engajamento.
Em anos acompanhando essa dinâmica em grandes organizações sei o quanto é fundamental o exercício de olhar mais longe, sem deixar de perceber o que está perto e os sinais da realidade. Comunicar para o público interno implica considerar todos esses agentes e suas peculiaridades. Sem um conhecimento muito claro e profundo da realidade de uma organização e um diagnóstico suas potencialidades, pontos fracos, objetivos e ambientes físicos e intelectuais não é possível alinhar nenhum conteúdo que gere valor e alcance resultados positivos.
Organizações que se comunicam de forma eficiente deixam pouco espaço para boatos e correntes de pessimismo. Estudo recente do Instituto Gallup com empresas norte-americanas apontou que apenas 30% dos colaboradores estão efetivamente comprometidos com os objetivos das empresas; 50% passam o tempo na empresa, estão presentes nos escritórios, mas com baixíssima produtividade; e outros 20% estão insatisfeitos e influenciando negativamente outros colegas e clientes. Assumir que a essa diversidade existe e buscar meios para minimizar os problemas causados pelos insatisfeitos”.


3 Replies to “Comunicação é forte aliada estratégica”

  1. PARABENS GI.
    EXCELENTE COMENTARIO…E PRECISO REAPRENDER COMO VENDER MELHOR E MAIS….
    É PRECISO COMPANHAR AS EVOLUÇOES DINAMICAS E EFICIENTES DE FERRAMENTAS QUE NOS TRAGAM BENEFICIOS GERAIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *