Protesto no porto de Itajaí – Gizelle Gelinsky
Protesto no porto de Itajaí

Protesto no porto de Itajaí

Protesto no porto de Itajaí
05/01/2015.

Um protesto marcado para esta segunda-feira (05) envolvendo mais de 100 embarcações nas cidades de Itajaí e Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, prevista para iniciar às 8h e sem data para terminar, está deixando os profissionais da área de comércio exterior em alerta.
O objetivo desta histórica manifestação é pressionar o governo federal a revogar a Portaria 445, do Ministério do Meio Ambiente, assinada na véspera do Natal do ano passado, que proíbe a pesca de 90 espécies consideradas em extinção. O presidente do Sindicato dos Armadores da Indústria da Pesca – Sindipi, Giovani Monteiro, critica a resolução, por seu autoritarismo e por incluir espécies que não correm risco de extinção. A Resolução 445 inclui, entre outras espécies, “garoupa, namorado, cações, emplasto e arraias”e teria sido baseada, segundo os pescadores e os empresários, em estudo realizado por uma ONG internacional que desejaria reduzir o potencial econômico da pesca brasileira.
Segundo informações do Sindicato dos Agentes de Navegação – SINDASC, no dia de hoje (05) não há previsão de atracação nos portos de Navegantes e Itajaí.
O presidente do órgão, Eclésio da Silva, enviou solicitação no dia 30 de dezembro, para o capitão da Capitania dos Portos de Itajaí, Comandante Feres, solicitando a intervenção do mesmo para evitar que se obstrua o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, aguardando resposta do mesmo.
Os profissionais da Time Log Agenciamentos estão buscando todas as informações necessárias para deixar seus clientes e seguidores, informados sobre esta situação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *